Calendário escolar em efeito para o corrente ano letivo
Consulte os horários das turmas do agrupamento
Informações sobre os exames nacionais do ensino básico e secundário
Conhece a oferta educativa do nosso agrupamento
Alunos destacados pelo seu desempenho e iniciativas
Critérios usados pelos professores na avaliação dos estudantes em cada disciplina
O Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, promove através do 1º Ciclo, experiências de aprendizagem ativas, diversificadas e integradoras, que têm por base os princípios que visam o desenvolvimento global e integral de cada aluno do agrupamento. Sendo que o 1.º ciclo do ensino básico visa o desenvolvimento da linguagem oral e a iniciação e progressivo domínio da leitura e da escrita, das noções essenciais da aritmética e do cálculo, do meio físico e social e das expressões plástica, dramática, musical e motora.
As instalações e zonas desportivas de cada escola do agrupamento estão adequadas à prática das diferentes modalidades e disciplinas lecionadas, garantindo sempre níveis de segurança e de conforto.
O 1.º ciclo do ensino básico tem a duração de quatro anos (do 1.º ao 4.º ano de escolaridade).
O Ensino Básico visa assegurar uma formação geral comum a todos os alunos, proporcionando a aquisição dos conhecimentos
basilares que permitam o prosseguimento de estudos.
+ Informação Direção Geral da Educação
Ao ingressar no 1º ciclo do ensino recorrente, o aluno será sujeito a uma avaliação diagnóstica e a um reconhecimento dos saberes adquiridos. Esta avaliação diagnóstica permitirá:
A avaliação tem um carácter global, descritivo e qualitativo, aplicando-se aos alunos com um mínimo de 150 horas ou 60 dias de participação. Tendo por função verificar se foram atingidos os objectivos definidos para os cursos do 1º ciclo do ensino básico, apresenta duas modalidades distintas:
Avaliação Contínua
A avaliação contínua deverá efectuar-se tendo em atenção o uso de critérios de competências. São instrumentos da avaliação contínua:
Do dossier de trabalho de cada jovem/adulto que frequenta o curso deverá constar todo o material por ele utilizado e realizado, de acordo com os programas de aprendizagem estabelecidos inicialmente para o grupo.
O professor deverá constituir o processo individual relativo a cada jovem/adulto, do qual constarão:
A ratificação dos resultados da avaliação contínua é da responsabilidade de uma comissão de certificação e será feita tendo em conta a globalidade das disciplinas.
A comissão de certificação será constituída por três elementos, sendo um dos elementos o professor.
À comissão de certificação deverão ser apresentados o dossier de trabalho e o respectivo processo individual.
A decisão da comissão de certificação, tomada por maioria, será registada no livro de termos sob as formas de Apto ou Não Apto.
Avaliação Final
A avaliação final (para os alunos autopropostos) consta de duas provas – uma escrita e outra oral -relacionadas entre si, ficando ao critério do júri a ordem da sua realização.
A prova escrita constará de um teste pluridisciplinar e terá a duração máxima de duas horas e meia.
A prova oral será pública, com a duração máxima de 30 minutos.
A avaliação final poderá realizar-se em duas épocas: 2ª quinzena de Junho e 1ª quinzena de Dezembro.
Em casos excepcionais, devidamente fundamentados, o respectivo Director Regional de Educação poderá autorizar a realização de provas de avaliação final em qualquer altura do ano.
Quem pretender realizar uma prova de avaliação final deverá requerê-la ao respectivo Director Regional de Educação, em impresso próprio da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, um mês antes das datas acima referidas.
A conclusão com aproveitamento do 1º ciclo do ensino básico recorrente confere uma certificação escolar equivalente, para todos os efeitos legais, à que seria obtida pela via considerada regular.
A certificação obtida com a conclusão do 1º ciclo do ensino básico recorrente permite o prosseguimento de estudos através do 2º ciclo do ensino básico recorrente ou da frequência de um Curso de Educação e Formação.
Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
© 2020